Todo domínio precisar estar hospedado?

Sim, é o ideal. Uma vez registrado este domínio o órgão NIC.br ou Registro.br exige-se um DNS.

DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios.

É uma base de dados hierárquica, distribuída para a resolução de nomes de domínios em endereços IP e vice-versa. Cada site da Internet é acessível por um endereço IP.

O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.

O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor (Data Center), caso você não tenha infra-estrutura própria.

Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes dos servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.

Cuidado!

Muitas empresas dizem fazer a “reserva de domínio”, alegando não ser necessária a colocação de DNS de provedores (Data Center), neste caso eles colocam os próprios e fazem o registro do domínio no nomeou CNPJ deles.

Segundo o Nic.br ou registro.br, não existe reserva de domínio pois nenhum usuário do sistema de registro pode reservar um domínio. Reservas de domínios são prerrogativas exclusivas do Comitê Gestor, de acordo com a regulamentação vigente.

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Políticas de Privacidade e Termos e condições, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.