Caso você não saiba ou possua domínio de como pode assinar documentos digitalmente pelo gov.br, podemos te ajudar com essas informações básicas.
Existem hoje duas opções: através do portal web ou pelo aplicativo gov.br.
Através do site no caso o portal web:
1- Acesse o portal do gov.br
2- É necessário fazer o login utilizando sua conta gov.br de nível prata ou ouro. Caso não saiba como fazer veja essas instruções do portal
3- Selecione a opção “Escolher arquivo” e carregue o documento que deseja assinar.
4- Posicione sua assinatura digital no documento.
5- Escolha o provedor de assinatura digital disponível.
6- Autorize a assinatura e aguarde o envio do código para o seu celular.
7- Informe o código recebido para concluir o processo.
8- Finalize baixando o arquivo assinado.
Pelo celular o aplicativo gov.br:
1- Abra o aplicativo gov.br em seu dispositivo e faça login.
2- Vá até o menu “Serviços” e selecione a opção “Assinatura Eletrônica”.
3- Selecione o documento que deseja assinar.
4- Posicione sua assinatura digital no local indicado no documento.
5- Confirme a assinatura para concluir o processo.
6- O documento assinado será automaticamente salvo em seu dispositivo para acesso posterior.
Optar por assinar documentos pelo gov.br oferece praticidade e segurança, seja através do portal web ou do aplicativo, garantindo a validade legal dos documentos assinados digitalmente. O documento assinado digitalmente possui a mesma validade legal que um documento com assinatura física.
O portal do gov.br também disponibiliza um tutorial com as etapas para a assinatura eletrônica: Tutorial de Assinatura Eletrônica no gov.br
Gostou de saber como fazer Tutorial de como fazer sua assinatura digital utilizando o gov.br.
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